Enquadrado no Plano Local para a Integração das Comunidades Ciganas – PLICC, o projeto tem como objetivo geral atuar junto da população estudantil das comunidades ciganas, bem como das suas famílias nas escolas básicas do Fogueteiro e Paulo da Gama, promovendo o diálogo intercultural, a comunicação escola/famílias, a valorização dos percursos educativos nas comunidades, com o intuito de estimular a progressão escolar, prevenindo o absentismo e abandono precoce das crianças e jovens, profundamente agravados pelos impactos do covid-19.
O projeto enquadra-se no âmbito da Candidatura Cultura para Todos com cofinanciamento FSE POR2020.
É promovido pela AMUCIP – Associação para o Desenvolvimento das Mulheres Ciganas Portuguesas, com o apoio da Câmara Municipal do Seixal.
Público-alvo
Crianças e jovens das comunidades ciganas, famílias, encarregados/as de educação, professores, técnicos/as
Objetivos
- Criar ciclos de comunicação regular entre a facilitadora e as/os encarregados/as de educação da comunidade cigana, assim como desta comunidade com os restantes atores da comunidade educativa (docentes e técnicos/as).
- Promover atividades facilitadoras das relações interpessoais, entre crianças e jovens ciganas e não ciganas, em contexto escolar, de modo a estimular a apropriação do espaço escola.
- Promover o diálogo intercultural e o conhecimento da história e cultura cigana.
- Divulgar o desenvolvimento do projeto, os impactos e resultados junto da comunidade.
Calendarização
O projeto desenvolve-se ao longo do ano letivo 2023-2024, nas escolas básicas participantes a do Fogueteiro e da Paulo da Gama.
No final do ano letivo realizar-se-á uma iniciativa pública de comunicação dos resultados do projeto bem como a produção de um documentário como evidência da construção de todo o processo.
Ações prevista para o ano letivo 2023-2024:
1.ª - acompanhamento de duas mediadoras socioculturais certificadas, de etnia cigana, para o acompanhamento de uma facilitadora em contexto de capacitação, conforme as atividades previstas em candidatura, num período de 3 vezes por semana (tempo inteiro), durante 10 meses, a serem distribuídos, alternadamente, entre as duas escolas parceiras.
2.ª - documentação de boas práticas de existência de mediadores/facilitadores oriundos da comunidade cigana no espaço escolar e, na articulação entre estes dois espaços educativos: comunidade/escola.
3.ª - participação das escolas parceiras do projeto no dia Internacional da Comunidade Cigana e Dia Nacional da Pessoa Cigana.
4.ª - estimular a participação de crianças e jovens nos projetos extra-curriculares escolares e dias comemorativos das escolas.
5.ª - promover uma ação de conhecimento sobre comunidades ciganas dirigidas a professores e técnicos interessados: «Comunidades Ciganas: Abordagens à Intervenção».
Informações
Elsa Simões Tavares
Email: elsa.simõ
Telefone: 212 276 700
Parceiros (internos e externos)
EB 1/JI Fogueteiro
EB 2,3 Paulo da Gama