Horta Pedagógica – Além de Hortas e Pomares

Horta Pedagógica – Além de Hortas e Pomares

As hortas pedagógicas em modo biológico, juntamente com a prática da compostagem, permitem sensibilizar para as questões ambientais, criando uma maior consciência ecológica. O projeto Além de Hortas e Pomares envolve diversas atividades com a comunidade escolar, nos quatro espaços agrícolas (EA) do concelho, pretendendo-se que os alunos e docentes tenham contacto com a comunidade de hortelãos, partilhando as suas experiências e conhecimentos, trazendo uma maior consciência ambiental, no sentido da pegada ecológica que deixam no planeta, no que diz respeito à sua alimentação (formas de consumo/locais de compra), aos seus meios de deslocação em pequenas distâncias, bem como na produção dos seus próprios alimentos.
As atividades dinamizadas ocorrem sempre nos espaços agrícolas municipais, pelo que as escolas que poderão participar são as que estão próximas e que se possam deslocar pelos seus próprios meios ou com recurso ao transporte coletivo municipal, de acordo com os quatro espaços em funcionamento: Quinta da Trindade (Seixal); Soutelo (Foros de Amora); Monte Sião (Torre da Marinha) e Alto do Moinho (Corroios). Existirão áreas demonstrativas de produção de alimentos em modo biológico, em funcionamento durante o ano letivo.

Público-alvo
Alunos do 4.º ano do 1.º ciclo, cuja proximidade das escolas aos espaços agrícolas permita a deslocação a pé

Objetivos
-Promover a alimentação e estilos de vida saudáveis, através do contacto com os ciclos naturais, operações culturais e métodos de produção sustentáveis;
- Melhorar os hábitos de consumo: produção local/consumo local;
- Preservar o património agrícola local/regional;
- Estimular relações interpessoais, incentivar a cooperação entre a comunidade escolar e indivíduos e/ou organizações da sociedade civil.

Calendarização
Serão realizadas no total seis sessões por turma, com a seguinte programação:
• 1.ª sessão (novembro/dezembro): Leitura de um conto, realização do jogo Ciclo da Semente para o Prato, visita ao Espaço Agrícola.
• 2.ª sessão (janeiro): A importância da consociação de plantas, fazer o plano de plantação e sementeira com os alunos, fazer a plantação e sementeira no canteiro. Proposta de trabalho para fazer na sala de aula: desenho do canteiro com medições e criação de placas de identificação das plantas e aromáticas plantadas e semeadas a serem colocadas na próxima visita.
• 3.ª sessão (fevereiro): A importância da compostagem e a criação e utilização de fertilizantes biológicos. Leitura de conto, materiais a colocar no compostor, manutenção do mesmo para a produção de composto. Ida ao compostor para depositar os materiais orgânicos trazidos de casa. Proposta de trabalho para fazer na sala de aula: fazer um minhocário.
• 4.ª sessão (março): A importância das sebes e insetos auxiliares na horta. Manutenção da biodiversidade através da cadeia alimentar. Jogo que identifica os cheiros das aromáticas. Plantação/sementeira de flores. Proposta de trabalho a fazer na escola: construção de um hotel de insetos.
• 5.ª sessão (abril): Alimentação saudável, lanche na horta, prova dos alimentos (ex.: salada) produzidos na horta.
• 6.ª sessão (maio): Apresentação dos trabalhos realizados na Feira de Projetos Educativos. Replica de um canteiro em vaso.

Informações
Divisão de Espaços Verdes
Sónia Lança / Mara Lopes
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telefone: 210 976 011

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